Contador de Visitas

seguidores

INVESTIGAÇÕES SOBRE A COGNIÇÃO

Postado por Beatriz de Liz sábado, 17 de outubro de 2009 0 comentários

As investigações cognitivas estão organizadas de uma forma tripartida:

1º - família de estudos das aptidões ou competências cognitivas, nomeadamente, raciocínio, linguagem, percepção e acção;

2º - família de investigações cognitivas que se dedica à especificação das constituições e realizações materiais de diferentes tipos de mecanismos (neurofisiológicos, electrónicos ou mecânicos);

3º - família da caracterização funcional da actividade desses mecanismos até poder descrevê-los sob a forma de processos decomponíveis em operações elementares (depois modelizadas em termos de propriedades formalizáveis).

Destas propriedades formalizáveis, algumas ligam-se à observação da estrutura do estado inicial dos nossos equipamentos., estando este relacionado com as diferentes aptidões para a aprendizagem (maturação nervosa e capacidades cognitivas). Outras debruçam-se sobre a análise de diferentes formas de estado final que tomam os sistemas naturais, após a aprendizagem e a aquisição de capacidades funcionais específicas. No entanto, tanto o estado inicial como o estado final do Homem são adoptados à máquina: "machine learning".

Concluindo, a forma tripartida de investigações sobre a cognição é completada pelos estudos da psicologia geral e social sobre os processos de memória, atenção ou representação social.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/investigacoes_sobre_a_cognicao.html

| edit post

DISCURSO

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

Comunicação ordenada do pensamento ou o poder de pensar logicamente. O discurso é um sistema apreensível de comunicação que requer o uso coordenado da voz, a articulação e as capacidades linguísticas. Apesar de, psicologicamente, vários animais estarem aptos para usar a voz de forma a transmitir uma série de mensagens simples a outros animais da mesma espécie, só os humanos são capazes de produzir um verdadeiro discurso.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/discurso.html

| edit post

PENSAMENTO

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

A faculdade de pensar os objectos da intuição sensível; ou a faculdade dos conceitos, juízos e princípios. O pensamento é a origem dos conceitos, categorias e princípios por meio dos quais a multiplicidade dos sentidos é unificada na percepção.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/pensamento.html

| edit post

IMAGINAÇÃO

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

Designa um processo mental que consiste na reanimação de imagens sensíveis provenientes de percepções anteriores (imaginação reprodutiva) e nas combinações destas imagens elementares em novas unidades (imaginação criativa ou produtiva). A imaginação criativa é de dois tipos: a fantasia, que é relativamente espontânea e incontrolada, e a imaginação construtiva, que é exemplificada na ciência, na invenção e na filosofia, sendo controlada por um plano ou objectivo dominante.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/imaginacao.html

| edit post

JUÍZO

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

O acto mental de asseverar (afirmando ou negando) um conteúdo afirmável. Tradicionalmente, diz-se que um juízo afirma ou nega um predicado de um sujeito. Quando generalizado pelas lógicas modernas, torna-se afirmação ou negação de uma relação entre certos termos. Uma classificação dos juízos tabela-os como problemáticos, assertóricos e apodícticos, conforme eles sejam afirmados como prováveis (ou improváveis), verdadeiros (ou falsos) ou necessários (ou impossíveis). Deste modo, um juízo implica sempre uma exigência de verdade, sendo ou correcto ou erróneo.

Aquilo que é afirmado num acto de juízo é, muitas vezes, denominado uma crença ou uma proposição. O que é julgado pode ser meramente contemplado ou considerado, em vez de ser afirmado ou negado. As opiniões diferem quanto ao estatuto ontológico das proposições: alguns consideram-nas mentais, outros neutrais e outros verbais.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/juizo.html

| edit post

RACIOCÍNIO

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

Acto ou processo de exercitar a mente e faculdade de conectar juízos. O raciocínio também é o processo de pensamento de discussão, debate e argumentação e a manifestação da propriedade discursiva da mente, através do uso efectivo de argumentos com o propósito de convencer ou persuadir. O raciocínio visa o desenvolvimento ordenado do pensamento com o objectivo de, ou para a obtenção de uma conclusão considerada válida.

A origem, natureza e valor do raciocínio sempre foram questões muito discutidas, cujas respostas vão do espiritualismo ao materialismo. Mas apesar disso, existem sobre elas pontos de concordância: o raciocínio decorre do juízo e da apreensão, independentemente de qual destes dois ocorra primeiro no desenvolvimento psicológico; assume a crença na sua própria validade sem se perturbar pela dúvida e implica vários hábitos lógicos e métodos que podem ser organizados numa doutrina lógica; requer a referência a algum princípio último para justificar o seu progresso.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/raciocinio1.html

| edit post

MEMÓRIA

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

O conhecimento que é inferido de objectos da percepção passada ou de emoções passadas, sentimentos e estados de consciência do sujeito. A memória pode fazer reaparecer e reproduzir a imagem, pode reconhecer a imagem como pertencendo ao passado do sujeito que a recorda e pode localizar temporalmente um objecto lembrado como referência a um esquema temporal psicológico ou físico.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/memoria.html

| edit post

PERCEPÇÃO

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

Apreensão dos objectos vulgares dos sentidos, tais como as árvores, as casas, as cadeiras, na ocasião da estimulação sensorial. A percepção distingue-se da sensação e dos processos superiores de ideação, como a imaginação, a recordação, a concepção e o raciocínio. O objecto de percepção, ou o seu veículo, consiste nas qualidades sensíveis actualmente dadas pelas qualidades fornecidas pela imaginação, com base na experiência anterior atribuída ao objecto percebido. A ideia de percepção adoptada na inteligência artificial consiste em afirmar que, através das capacidades de processamento de informação do sistema cerebral e sensorial humano, conhece-se o mundo externo e objectivamente real. Este paradigma não tem, no entanto, sido eficaz nas tentativas de construir sistemas de percepção artificial.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/percepcao1.html

| edit post

ATENÇÃO

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

A concentração da mente sobre partes seleccionadas do campo da consciência, dando assim aos elementos escolhidos uma peculiar nitidez e clareza. O campo da atenção pode ser dividido em duas partes: o foco da atenção (onde o grau de concentração da atenção é máximo) e a margem da atenção ( esta vai diminuindo gradualmente até desaparecer). Relativamente à sua génese, a atenção pode ser involuntária, passiva e espontânea (determinada por estímulos externos) ou voluntária, controlada e dirigida (conduzida pela intenção do sujeito).

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/atencao.html

| edit post

COGNIÇÃO

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

Acto ou processo de conhecer. Inclui a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e o discurso. As tentativas de explicação da forma como a cognição trabalha são tão remotas como a própria filosofia, de facto, o termo tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. Com a separação entre psicologia e filosofia, a cognição tem sido investigada a partir de diversos pontos de vista.

Nos anos 50, a psicologia cognitiva destacou-se como o campo que estuda a cognição a partir da organização da informação cognitiva. Estabeleceu-se, assim, um paralelismo entre as funções do cérebro humano e os conceitos presentes nos computadores, tais como: codificação, armazenamento, reparação e memorização de informação. Um outro paralelismo é estabelecido entre cognição e inteligência artificial: as tarefas cognitivas, nomeadamente, a compreensão da lígua natural (o que implica conhecimento e memória), o planeamento, a resolução de problemas, a explicação e a aprendizagem são transportadas para o domínio da inteligência artificial através da elucidação e explicação dos conceitos de representação, organização e processamento de conhecimentos conceptuais.

A actual psicologia da cognição não presta muito interesse aos psicólogos cognitivos, mas os seus modelos teóricos cognitivos entenderam profundamente a memória, a psicolinguística e o desenvolvimento da inteligência.

Os psicólogos sociais escreveram, desde a década de 60, intensivamente, sobre o tópico da consistência cognitiva, ou seja, a tendência que as crenças e actos de uma pessoa têm para esta ser logicamente consistente entre as outras. Quando emerge a dissonância cognitiva, ou a lacuna de tal consistência, a pessoa procura, inconscientemente, retomar a consistência através da mudança de comportamentos, crenças ou percepções. Deste modo, o estilo cognitivo é a forma como um indivíduo, em particular, classifica as cognições, impondo, assim, a ordem desejada no seu discurso e nas suas relações com a sociedade.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/cognicao.html

| edit post

1936: o lógico A. Turing concebe o primeiro modelo matemático do computador programável;

1943: surge a primeira cibernética como expressão do projecto de redução materialista, do mental ao físico, impulsionado por N. Wiener e W. McCulloch;

1950: apogeu da lógica matemática que constrói os conceitos e os instrumentos necessários para os novos cálculos cibernéticos; reformulação do conceito de "máquina inteligente", do ponto de vista filosófico;

1956: realização do "Symposium on Information Theory" organizado pelo MIT e com a participação de diversos psicólogos e linguistas que trabalharam para incluir as suas teorias numa simulação de processos cognitivos em computador; realização do "Encontro de Darmouth", onde é oficialmente declarado o nascimento da inteligência artificial; início da consideração do objecto cognição para o qual diferentes disciplinas vão procurar conteúdos e orientações específicas;

1960: J. Bruner e G. Miller fundam, em Harvard, o "Center for Cognitive Studies"; edição da obra "Plans and the Structure of Behavior" de Miller, Glitchell e Galanter, que vem pôr em causa o behaviorismo clássico dos trabalhos psicológicos, propondo a sua substituição pela abordagem cibernética;

1967: U. Neisser publica a obra "Cognitive Psychology" defendendo uma nova abordagem psicológica; Newell e Simon afirmam que o computador pode fornecer o modelo dos funcionamentos do espírito humano;

1969: Von Neumann conquista a reputação desenvolvendo a teoria dos autómatos, o que impulsiona um rápido desenvolvimento das ciências cognitivas;

Anos 70: promoção de centros interdisciplinares, revistas, congressos e trabalhos que dão corpo às ciências cognitivas; estabelecimento de uma rede de investigadores e intercâmbios internacionais;

Anos 80: a inteligências artificial perde importância perante as neurociências e em proveito de novas representações de fenómenos humanos provenientes das diversas contribuições da filosofia, semântica cognitiva e da antropologia.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/o_nascimento_das_ciencias_cognitivas.html

| edit post

CIÊNCIAS COGNITIVAS

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

As ciências cognitivas afirmaram-se como a construção de uma nova ciência dos fenómenos constitutivos dos aparelhos e os comportamentos psicobiológico e das interacções entre estes aparelhos e os comportamentos humanos (no que se refere também às suas formas altamente simbólicas, tais como as linguagens e as culturas). Com o objectivo de compreender a inteligência humana, as ciências cognitivas têm a finalidade de descrever, explicar, e, eventualmente, simular as principais disposições e capacidades do espírito humano - linguagem, raciocínio, percepção, coordenação motora e planificação…O método aplicado é o de escrever programas que copiem e reproduzam os modos como o ser humano pensa, fala, compreende, aprende, procurando-se elaborar uma réplica da inteligência humana, o que sugere o carácter totalizante das ciências cognitivas. Ciências essas, que podem ser vistas como uma nova ciência do espírito, que para além da vertente cientifica e descritiva, não negligencia a vertente filosófica. No entanto, a relativamente recente evolução das ciências cognitivas dificulta a sua definição quer de um modo extensional, ou seja, segundo os seus objectos de estudo, quer de uma forma intencional (que considera as opções teóricas que elas sustentam de forma redutora quanto ás capacidades humanas). No domínio das ciências cognitivas, uma definição é sempre uma problemática, que constitui o lado apaixonante e enriquecedor deste espaço de debates e reflexões. Assim, estas ciências, acabam por se tratar, muitas vezes, de interrogações sobre o Homem que remontam mesmo aos primórdios da filosofia. Unidas pela preocupação comum com as relações espírito/cérebro, e com as modelizações possíveis desta relação, com a análise dos funcionamentos aí implicados, ou com as condutas daí derivadas, as disciplinas directamente ligadas às ciências cognitivas são: as neurociências, a inteligência artificial, a filosofia, a psicologia e a linguística.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/ciencias_cognitivas.html

| edit post

CIBERNÉTICA E ROBÓTICA

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

A cibernética está ligada à Inteligência Artificial, na medida em que é a sua concretização prática. A Inteligência Artificial teoriza e a cibernética encontra formas de materializar e de aplicar esses modelos teóricos.

A cibernética, ligada à robótica, encontra modelos onde os sistemas criados pela I.A. se alojam. Assim, a Inteligência Artificial relacionada com as ciências cognitivas, compreende e reproduz os processos mentais, ao mesmo tempo que, a cibernética e a robótica compreendem e reproduzem os processos biológicos e motores dos seres humanos.

Ao longo da história da cibernética e ao longo da história da robótica, máquinas cada vez mais próximas dos comportamentos humanos foram substituindo, progressivamente, os autómatos que caracterizaram os primeiros passos desta ciência.

Actualmente, vemos robots que jogam futebol em equipe, que dobram folhas de papel atribuindo-lhes formas, que conseguem passar linhas por buracos de agulha,... que conseguem realizar tarefas tão minuciosas e tão particulares, tarefas que até à bem pouco tempo apenas eram do domínio humano.

Também, hoje em dia, encontramos aplicações cibernéticas em diversas indústrias e cada vez mais, em diversas áreas de trabalho.

As investigações, em cibernética e robótica, vão no sentido de aperfeiçoar a percepção visual e o controlo motor dos robots e de encontrar linguagens de programação que permitam uma melhor comunicação homem-máquina, máquina-máquina e máquina-homem.

| edit post

LÓGICA

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

O meu cérebro é apenas uma poderosa máquina de tratamento de informações e nada mais. Chamamos ‘pensamento’ à manipulação dos símbolos.

Edward Feigenbaum

A lógica formaliza os procedimentos e as representações do agente. É ela que determina as hipóteses possíveis, face às crenças de um agente que raciocina e face aos métodos que ele usa para chegar a um determinado fim. No fundo a lógica indica qual a melhor forma de conduzir o raciocínio.

Toda a programação computacional é feita através de linguagens lógicas, as quais têm sofrido grandes alterações ao longo da evolução da I.A. Assim, de linguagens como o BASIC, o FORTRAN ou o PASCAL passa-se para o PROLOG e outras que lhe seguiram. Estas novas linguagens de programação, bem mais próximas do modo como nós falamos, pois são linguagens declarativas, permitem actualizações mais rápidas e eficientes e, através da inserção de heurísticas, chegar mais rapidamente aos resultados pretendidos.

A linguagem lógica é o que medeia o mundo interior do computador, a sua relação com o algoritmo, e o mundo exterior da máquina, a relação com o utilizador. Os estudos em I.A. hoje vão no sentido de encontrar linguagens cada vez mais próximas da nossa, segundo os princípios lógicos, mas de forma declarativa.

Esta é uma área em que se tem apostado bastante em Portugal e onde se começam a colher frutos.

| edit post

FILOSOFIA DA LINGUAGEM CORRENTE

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

Esta é uma escola de pensamento contemporâneo que defende a teoria de que a linguagem corrente é adequada à análise filosófica, não sendo necessária a construção de linguagens artificiais. Segundo esta disciplina, as divagações metafísicas não têm qualquer sentido, os problemas filosóficos resolvem-se utilizando a linguagem natural, que funciona correctamente desde que não se ultrapassem os limites do seu uso apropriado. Uma vez aprendido o uso das palavras em linguagem corrente, o vazio de sentido da metafísica não terá lugar.

| edit post

FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

A filosofia da ciência consiste no estudo da natureza da própria ciência, entendendo-se por natureza os métodos, conceitos, pressuposições e o seu lugar num esquema geral de disciplinas. Esta vertente filosófica divide-se, sumariamente, em três domínios: o estudo do método, da natureza, dos símbolos científicos e da sua estrutura lógica; a classificação e definição dos conceitos da ciência; e o estudo dos limites das várias ciências com o objectivo de especificar as relações entre elas. Nos últimos anos, surgiram outros problemas como o das relações sociais da ciência, ou seja, a sua relação com a sociedade do momento, em termos políticos, laborais, artísticos , religiosos ou morais.

| edit post

EPISTEMOLOGIA

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento (daí também se designar por filosofia do conhecimento). Ela relaciona-se ainda com a metafísica, a lógica e a psicologia. Ela é ainda um dos principais ramos da filosofia, talvez mesmo aquele que mais se destaca, e os seus problemas compreendem a questão da possibilidade do conhecimento, que nos coloca a dúvida se o ser humano conseguirá algum dia atingir realmente o conhecimento total e genuíno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmática ou empirista. Uma outra questão é sobre os limites do conhecimento haverá realmente a distinção entre um mundo cognoscível e um mundo incognoscível? E finalmente a tradicional questão sobre a origem do conhecimento, por que faculdades atingimos o conhecimento, haverá realmente a priori no conhecimento humano?

Há ainda outras questões relativas ao conhecimento, como a da diferenciação dos vários tipos de conhecimento, pode apreender-se conhecimento pela memória, pelos livros, de forma indirecta, ou de forma directa, através do contacto do sujeito com o objecto.

Finalmente o problema da verdade será a verdade qualquer coisa de intrínseco às coisas? Deverá a verdade adaptar-se conforme o sistema de proposições a que se refere e em relação a um conjunto consistente de frases? Dependerá a verdade da relação de correspondência entre uma proposição e o seu objecto?

A epistemologia aparece ligada à I.A. devido aos seus estudos na área do conhecimento. A questão da representação do conhecimento humano é uma das problemáticas mais relevantes no panorama actual da I.A.. Ligada a ela aparece mesmo um ramo da I.A. que hoje denominamos por engenharia do conhecimento, o qual se preocupa com as questões das linguagens de programação e dos sistemas periciais.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/epistemologia.html

| edit post

FILOSOFIA

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

Diz-se que a Filosofia faz parte das chamadas ciências cognitivas, na medida em que se preocupa com as questões do espírito e da mente humana. Ao longo da sua história, questões como o saber, o conhecimento e a explicação racional dos fenómenos humanos, assim como questões sobre a origem, a natureza e a possibilidade do conhecimento, ligadas à epistemologia têm sido constantes. Desta forma, os seus teóricos contribuíram largamente para que se pensasse e questionasse sobre as matérias de que versam as ciências cognitivas. A filosofia, como disciplina, é bastante vasta, pelo que se subdivide em várias correntes e subdisciplinas das quais se destacam genericamente a filosofia analítica, a filosofia da ciência, a filosofia do conhecimento, a filosofia da descontinuidade, a psicologia filosófica, a filosofia da linguagem corrente, a ética, a estética, a metafísica, a ontologia, a religião, a lógica, etc. Em suma, a filosofia toca todas as áreas do conhecimento humano e aprofunda matérias relacionadas com o desenvolvimento do pensamento humano, permitindo assim uma maior aproximação entre máquina e homem. As fundamentações teóricas preconizadas pela filosofia facilitam, muitas vezes, a abordagem prática de que se ocupam outras disciplinas, como a cibernética e a robótica.

| edit post

PSICOLOGIA FILOSÓFICA

Postado por Beatriz de Liz 0 comentários

A psicologia filosófica debruça-se sobre os aspectos mais controversos da psicologia, a mente e a consciência, os quais têm ramificações profundas nas áreas da metafísica e do conhecimento. Os principais tópicos desta disciplina híbrida (entre a filosofia e a psicologia) são os critérios de mentalidade, a relação entre mente e consciência, a existência, o inconsciente e o subconsciente, a estrutura da mente, a origem do espírito, a natureza do eu, a relação corpo/espírito, a liberdade da vontade, a metodologia psicológica e a relação entre o espírito e a cognição.

| edit post

UM BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.

Postado por Beatriz de Liz quinta-feira, 15 de outubro de 2009 0 comentários

INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS:

HÁ MILHARES DE ANOS ATRÁS, DESDE QUE O HOMEM SE PERCEBEU COMO UM SER PENSANTE, INSERIDO EM UM COMPLEXO QUE CHAMOU DE NATUREZA, ELE VEM BUSCANDO RESPOSTAS PARA AS SUAS DÚVIDAS E FACTOS QUE COMPROVEM E EXPLIQUEM A ORIGEM, AS CAUSAS E AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO. NO ENTANTO, O COMPORTAMENTO E A CONDUTA HUMANAS SÃO ASSUNTOS QUE SEMPRE NOS FASCINOU E ESTÃO REGISTRADOS HISTORICAMENYE AO LONGO DESSES ANOS. ISSO FAZ COM QUE A PSICOLOGIA SEJA UMA DAS MAIS ANTIGAS E UMA DAS MAIS NOVAS DISCIPLINAS ACADÉMICAS, CRIANDO ASSIM ESSE PARADOXO.
DURANTE MUITO TEMPO SE PROCUROU EXPLICAÇÕES PARA QUESTÕES NATURAIS E HUMANAS ATRAVÉS DE PERSONAGENS MITOLÓGICOS. PARA OS GREGOS, OS MITOS ERAM NARRATIVAS SAGRADAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO; ERAM TUDO QUE ACREDITAVAM COMO VERDADEIRO. OS POETAS-VIDENTES, QUE NARRAVAM OS MITOS, POSSUÍAM UMA AUTORIDADE MÍSTICA SOBRE OS DEMAIS, POIS ERAM " ESCOLHIDOS DOS DEUSES " QUE LHE MOSTRAVAM OS ACONTECIMENTOS PASSADOS ATRAVÉS DE REVELAÇÕES E SONHOS, PARA QUE ESSES FOSSEM TRANSMITIDOS AOS OUVINTES. COM O PASSAR DO TEMPO A MITOLOGIA PARECIA NÃO SATISFAZER MAIS, POIS NOTAVA-SE INSUFICIENTEMENTE EFICAZ PARA A QUANTIDADE CADA VEZ MAIOR DE QUESTÕES, E NO INÍCIO DO SÉCULO VI ANTES DE CRISTO, NASCE A FILOSOFIA, QUE SIGNIFICA "AMIZADE PELO SABER" E DEFINE UMA FORMA CARACTERÍSTICA DE PENSAR PENSAMENTO RACIONAL. COM ELA VÁRIOS FILÓSOFOS SE DESTACARAM, CADA UM COM SUA FORMA PARTICULAR DE PENSAR E DE PROCURAR A SABEDORIA.
ALGUNS DOS FACTOS HISTÓRICOS QUE FACILITARAM O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA FORAM AS VIAGENS MARÍTIMAS, DESCOBERTAS DE NOVOS MUNDOS, A INVENÇÃO DO CALENDÁRIO, ABSTRAÇÃO DO TEMPO, A INVENÇÃO DA MOEDA, FORMA DE TROCA, O SURGIMENTO DA VIDA URBANA, AMBIENTE PARA A PROPAGAÇÃO, A INVENÇÃO DA POLÍTICA ALFABÉTICA, REGISTRO ABSTRACTO DE IDÉIAS, A INVENÇÃO DA POLÍTICA, ÉTICA DA PÓLIS, QUE INTRODUZIU TRÊS FACTORES DECISIVOS: AS LEIS, O SURGIMENTO DE UM ESPAÇO PÚBLICO, E A ESTIMULAÇÃO DE UM PENSAMENTO COLECTIVO, ONDE AS IDÉIAS ERAM TRANSMITIDAS EM FORMA DE DISCURSO PÚBLICO.
ATRAVÉS DA FILOSOFIA GREGA, QUE FOI INSTITUÍDA NO OCIDENTE, FOI-NOS POSSÍVEL CONHECER AS BASE E OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONCEITOS QUE CONHECEMOS COMO RAZÃO, RACIONALIDADE, ÉTICA, POLÍTICA, TÉCNICA, ARTE, FÍSICA, PEDAGOGIA, CIRURGIA, CRONOLOGIA E, PRINCIPALMENTE O CONCEITO DA CIÊNCIA.
ENTRE OS VÁRIOS FILÓSOFOS GREGOS QUE CONTRIBUÍRAM COM SUAS ÍDEIAS, TEMOS:
- PITÁGORAS SÉC. V a.C. - PARA ELE, A COMPLETA SABEDORIA PERTENCIA SOMENTE AOS DEUSES, MAS ERA POSSÍVEL APRECIÁ-LA, AMÁ-LA E COM ISSO, OBTÊ-LA. DIZIA QUE A NATUREZA É FORMADA POR UM SISTEMA DE RELAÇÕES OU PROPORÇÕES MATEMÁTICAS, DE TAL MODO QUE ESSAS COMBINAÇÕES APARECEM AOS NOSSOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS SOB A FORMA DE QUALIDADES DUALÍSTICAS.
- PARMÉNIDES +/-544- 450 a.C. - SEGUNDO ELE, PARA CHEGARMOS À VERDADE NÃO PODEMOS CONFIAR NOS DADOS EMPÍRICOS, TEMOS QUE RECORRER A RAZÃO. NADA PODE MUDAR, SÓ EXISTE O SER IMUTÁVEL, ETERNO E ÚNICO,EM OPOSIÇÃO AO NÃO SER. TEMOS DE IGNORAR OS SENTIDOS E EXAMINAR AS COISAS COM A FORÇA DO PENSAMENTO. O QUE ESTÁ FORA DO SER NÃO É O SER, É NADA, O SER É UM.
- HERÁCLITO +/- 540 - 470 a.C. - AS SUAS IDÉIAS SÃO CONTRÁRIAS ÀS DE PARMÉNIDES E É CONSIDERADO O MAIS IMPORTANTE DOS PRÉSOCRÁTICOS. É DELE AS FRASES: TUDO FLUI. O LOGOS É O PRINCÍPIO CÓSMICO. NÃO ENTRAMOS NO MESMO RIO DUAS VEZES. A VERDADE ENCONTRA-SE NO DEVIR E NÃO NO SER. A ALMA NÃO TEM LIMITES, POIS OS SEUS LOGOS É PROFUNDO E AUMENTA GRADATIVAMENTE. O PENSAMENTO HUMANO PARTICIPA E É PARTE DO PENSAMENTO UNIVERSAL. DEUS MANIFESTA-SE NA NATUREZA E ESTÁ CHEIO DE OPOSTOS. A TERRA CRIA TUDO E TUDO VOLTA PARA ELA.
ESTES E MUITOS OUTROS FILÓSOFOS, QUE SÃO CHAMADOS DE PRÉSOCRÁTICOS, CONTRIBUÍRAM PARA O ENCERRAR DE UMA VISÃO MÍTICA E RELIGIOSA QUE SE TINHA ATÉ ENTÃO DA NATUREZA E A PARTIR DAÍ FOI ADAPTADA UMA FORMA CIENTÍFICA E RACIONAL DE PENSAR. SÓCRATES É CONSIDERADO UM "DIVISOR DE ÁGUAS" NA FILOSOFIA.
SÓCRATES 470 - 399 a.C. , A SUA BIOGRAFIA É CONTADA POR PLATÃO EM VÁRIAS DAS SUAS OBRAS, POIS SÓCRATES, CONFORME DIZEM, ERA ANALFABETO. USANDO UM MÉTODO PRÓPRIO, CHAMADO DE <> "TRAZER À LUZ- FAZER PARIR", QUE PARTIA DE PERGUNTAS FEITAS AS PESSOAS, ELE FAZIA COM QUE ELAS "PARISSEM SUAS PRÓPRIA IDÉIAS" SOBRE AS COISAS. COMPARAVA A SUA TÉCNICA FILOSÓFICA, A QUAL ACREDITAVA QUE AJUDAVA A EXISTÊNCIA HUMANA À APERFEIÇOAR SEU ESPÍRITO, COM A ATIVIDADE DA SUA MÃE, QUE ERA PARTEIRA. PARA SÓCRATES AS ETAPAS DO SABER SÃO QUATRO: IGNORAR A SUA PRÓPRIA IGNORÂNCIA; CONHECER A SUA IGNORÂNCIA, IGNORAR O SEU SABER E CONHECER O SEU SABER. TEVE VÁRIOS SEGUIDORES, CAUSOU MUITA IRRITAÇÃO POR SUAS "IDÉIAS PERVERTIDAS" E POR UM JÚRI DE CINQUENTA PESSOAS FOI CONDENADO À MORTE POR ENVENENAMENTO, BEBENDO A CICUTA. PODERIA TER FUGIDO DA PRISÃO, TER PEDIDO CLEMÊNCIA OU AINDA TER SAÍDO DE ATENAS, MAS SIMPLESMENTE NÃO QUIS, TORNANDO-SE ASSIM O PRIMEIRO MÁRTIR DA FILOSOFIA.
APÓS SÓCRATES, TEMOS ALGUNS FILÓSOFOS CUJAS IDÉIAS SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA QUE A PSICOLOGIA SE DESTACASSE. POR EXEMPLO, PLATÃO, ARISTÓTELES E OUTROS FILÓSOFOS GREGOS PREOCUPAVAM-SE COM MUITOS DOS PROBLEMAS QUE HOJE CABE AOS PSICÓLOGOS TENTAREM EXPLICAR: A MEMÓRIA, A APRENDIZAGEM, A PERCEPÇÃO, A MOTIVAÇÃO, OS SONHOS E PRINCIPALMENTE O COMPORTAMENTO ANORMAL.
ARISTÓTELES 384 - 322 a.C. - FOI CRIADO COM UM GRUPO DE MÉDICOS AMIGOS DE SEU PAI. AOS DEZOITO ANOS FOI PARA ATENAS, ENTROU PARA A ACADEMIA, ONDE SE TORNOU DISCÍPULO DE PLATÃO. DEFENDEU ALGUNS PRINCÍPIOS PLATÓNICOS NOS SEUS ESCRITOS DURANTE ESSE PERÍODO NA ACADEMIS, MAS A SUA INTELIGÊNCIA E DISCIPLINA EXTRAORDINÁRIA FEZ COM QUE ELE FOSSE UM DOS PRIMEIROS E O MAIOR CRÍTICO DA TEORIA PLATÓNICA DAS IDÉIAS, PRINCIPALMENTE NA METAFÍSICA. EM 334 a.C. REGRESSOU A ATENAS, ONDE FUNDOU SUA PRÓPRIA ESCOLA, O LICEU. O SEU ESTILO SEMPRE FOI PREDOMINANTEMENTE CIENTÍFICO, MAS MUITOS DOS SEUS LIVROS PERDERAM-SE POR CAUSA DE CONSTAREM DO ÍNDICE DE LIVROS PROIBIDOS DA IGREJA CATÓLICA. PODE-SE DIZER QUE FOI ELE QUEM REALIZOU UM IMPORTANTE E DECISIVO TRABALHO DE REVISÃO E ELABORAÇÃO DA HISTÓRIA DOS PRÉ-SOCRÁTICOS.
ARISTÓTELES ARGUMENTA QUE É A RAZÃO QUE CONTROLA OS NOSSOS ATOS E NELA HÁ O RACIOCÍNIO A PARTIR DOS DADOS DOS SENTIDOS; CONTUDO, PARA ELE A RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO ERA DIRETA. O MUNDO É DIVIDIDO ENTRE ORGÂNICO E INORGÂNICO, SENDO O ORGÂNICO QUE ENCERRA EM SI A CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÕA. ASSIM, ELE CONCORDA COM PLATÃO QUE PUNHA A ESSÊNCIA DO HOMEM NA ALMA.
A FUNÇÃO DO HOMEM É A ATIVIDADE DE SUA ALMA, QUE SEGUE OU IMPLICA UM PRINCÍPIO RACIONAL, DAÍ SUA FAMOSA AFIRMAÇÃO. "O HOMEM É UM SER RACIONAL".
PODEMOS DIZER QUE A CIÊNCIA OCIDENTAL EFETIVAMENTE COMEÇOU COM ARISTÓTELES. ELE CONVENCEU-SE DE QUE A INFINITA VARIEDADE DA VIDA PODIA SER DISPOSTA NUMA SÉRIE CONTÍNUA E QUE EXISTE UMA <> DA NATUREZA, QUE EVOLUIU DOS ORGANISMOS MAIS SIMPLES PARA OS MAIS ELEVADOS. MESMO ASSIM, A SUA FISIOLOGIA, CIÊNCIA DOS FENÓMENOS FÍSICOS, ERA PRECÁRIA, POIS ACREDITAVA EM COISAS COMO, POR EXEMPLO: QUE O CÉREBRO É UM ORGÃO PARA RESFRIAR O SANGUE; QUE O CORPO DO HOMEM É MAIS COMPLETO DO QUE A DA MULHER; NA REPRODUÇÃO A MULHER É PASSIVA E RECEBE, ENQUANTO O HOMEM É ATIVO E SEMEIA. SENDO ASSIM, AS CARACTERÍSTICAS SERIAM PREDOMINANTEMENTE DO PAI.
ATÉ O SÉCULO XVII OS FILÓSOFOS ESTUDAVAM A NATUREZA HUMANA MEDIANTE A ESPECULAÇÃO, A INTUIÇÃO E A GENERALIZAÇÃO, POIS BASEAVAM-SE NA SUA POUCA EXPERIÊNCIA. ATÉ ESTE PERÍODO, O HOMEM OLHAVA PARA O PASSADO A FIM DE OBTER AS SUAS RESPOSTAS.
SOMENTE APLICAVAM INSTRUMENTOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS QUE JÁ SE TINHAM MOSTRADO EFICAZES NAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS.
CONTUDO, OCORREU UMA TRANSFORMAÇÕA SUBSTANCIAL NOS SEUS ESTUDOS, FAZENDO ASSIM UM ESTUDO ESSENCIALMENTE CIENTÍFICO, APOIADO EM OBSERVAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES CUIDADOSAMENTE CONTROLADAS PARA ESTUDAR A MENTE HUMANA, FAZENDO COM QUE A PSICOLOGIA ALCANÇASSE UMA IDENTIDADE QUE A DISTINGUIRIA DAS SUAS RAÍZES FILOSÓFICAS.
COM OS AVANÇOS DA FÍSICA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS, OS MÉTODOS E AS DESCOBERTAS DA CIÊNCIA CRESCIAM VERTIGINOSAMENTE, FAZENDO SURGIR MARAVILHOSAS E EXTRAVAGANTES FORMAS DE DIVERTIMENTO NOS JARDINS REAIS DA EUROPA. ATRAVÉS DA ÁGUA, QUE FLUINDO ATRAVÉS DE TUBULAÇÕES SUBTERRÂNEAS, COLOCAVA-SE EM FUNCIONAMENTO FIGURAS MECÂNICAS QUE REALIZAVAMMOVIMENTOS VARIADOS. ESSES DIVERTIMENTOS ARISTOCRÁTICOS REFLETIAM E REFORÇAVAM O ESPANTO DO HOMEM DIANTE DO MILAGRE DAS MÁQUINAS. DESENVOLVEU-SE E APERFEIÇOOU-SE TODOS OS TIPOS DE MÁQUINAS PARA A CIÊNCIA, INDÚSTRIA E ENTRETENIMENTO, COMO RELÓGIOS MECÂNICOS BASTANTE PRECISOS, BOMBAS, ALAVANCAS, ROLDANAS, GUINDASTES E OUTROS, TUDO ISTO CRIADO PARA SERVIR AO HOMEM. PARECIA NÃO HAVER LIMITES DE CRIAÇÃO E USOS PARA ESSAS MÁQUINAS. A IDÉIA BÁSICA ORIGINOU-SE DA FÍSICA, OU "FILOSOFIA NATURAL" COMO ERA CONHECIDA, DAS OBRAS DE GALILEU, QUE IMPLANTOU A IDÉIA DE QUE O UNIVERSO ERA FORMADO DE PARTÍCULAS DE MATÉRIA ÁTOMOS, EM MOVIMENTO, PORTANTO, ESTARIA SUJEITO A LEIS DE MEDIÇÃO, CÁLCULO E PASSÍVEL DE PREVISÃO. A OBSERVAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO, SEGUIDOS PELA MEDIÇÃO ERAM MARCAS DISTINTIVAS DA CIÊNCIA E COMEÇOU A FICAR EVIDENTE QUE TODOS OS FENÓMENOS PODERIAM SER DESCRITOS E DEFINIDOS POR UM NÚMERO, OU SEJA, ERAM QUANTIFICÁVEIS. ESSA NECESSIDADE DE MEDIÇÃO ERA VITAL PARA O ESTUDO DO UNIVERSO COMO MÁQUINA E FEZ SURGIR DIVERSOS APARELHOS DE MEDIÇÃO COMO TERMÓMETROS, RÉGUAS, BARÓMETROS, RELÓGIOS DE PÊNDULO, ETC. A RELAÇÃO DESTE FATO, QUE SE DEU APROXIMADAMENTE 200 ANOS ANTES DO ESTABELECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA É DIRETA E CONVENIENTE, POIS ISSO DEU SENTIDO À UMA FORMA QUE UMA NOVA PSICOLOGIA, QUE ESTAVA A SER GERMINADA, TERIA QUE ADOTAR, POIS SE TODO O UNIVERSO ERA AGORA COMO UMA MÁQUINA, ORDENADO, PREVISÍVEL, OBSERVÁVEL, MENSURÁVEL, POR QUE É QUE O HOMEM NÃO PODE SER VISTO SOB A MESMA LUZ? DITO POR OUTRAS PALAVRAS, OS MESMOS EFICAZES MÉTODOS EXPERIMENTAIS E QUANTITATIVOS, UTILIZADOS PARA REVELAR OS SEGREDOS DO UNIVERSO FÍSICO, PODIAM SER APLICADOS NA EXPLORAÇÃO E PREVISÃO DOS PROCESSOS E CONDUTAS HUMANAS.
QUANDO O EMPIRISMO SE TORNOU DOMINANTE, SURGIU UMA NOVA DESCONFIANÇA SOBRE TODO O CONHECIMENTO ATÉ ENTÃO OBTIDO, DOS CONCEITOS E DA VISÃO QUE SE TINHA DAS COISAS, DOS DOGMAS FILOSÓFICOS E TEOLÓGICOS DO PASSADO, AOS QUAIS A CIÊNCIA ESTAVA PRESA. VÁRIOS HOMENS CONTRIBUÍRAMNA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES, TÃO IMPORTANTES PARA A MUDANÇA. DE ENTRE ELES, UM DESTACOU-SE POR CONTRIBUIR DIRETAMENTE PARA A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA, LIBERTANDO-NOS DOS DOGMAS TEOLÓGICO E TRADICIONAIS RÍGIDOS QUE DOMINARAM DESDE A ÉPOCA ARISTOTÉLICA. ESSE GRANDE HOMEM, QUE SIMBOLIZA A TRANSIÇÃO DA RENASCENÇA PARA O HOMEM, QUE SIMBOLIZA A TRANSIÇÃO DA RENASCENÇA PARA O PERÍODO MODERNO DA CIÊNCIA E QUE REPRESENTA OS PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA MODERNA FOI RENÉ DESCARTES.
A MAIOR CONTRIBUIÇÃO DE DESCARTES PARA A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA FOI A TENTATIVA DE RESOLVER O PROBLEMA CORPOMENTE QUE ERA UMA QUESTÃO CONTROVERSA E QUE PERDURAVA DESDE O TEMPO DE PLATÃO, SENDO QUE A MAIORIA DOS PENSADORES DEIXARAM DE ADAPTAR UMA VISÃO MONISTA, MENTE E CORPO SÃO UMA SÓ ENTIDADE, E A ADAPTARAM A SUA POSIÇÃO DUALISTA: MENTE E CORPO SÃO DE NATUREZAS DISTINTAS. CONTUDO ESTA POSIÇÃO CARTESIANA IMPLICAVA UMA OUTRA QUESTÃO: QUAL É A RELAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO? A MENTE E O CORPO INFLUENCIAM-SE MUTUAMENTE OU SÓ A MENTE INFLUENCIAVA O CORPO CONFORME SE PENSAVA ATÉ ENTÃO? DESCARTES "ABSORVEU" A POSIÇÃO DUALISTA, MAS DEFENDIA QUE A INTERACÇÃO ENTRE MENTE E CORPO ERA MUITO MAIOR QUE SE IMAGINAVA E QUE NÃO SÓ A MENTE PODERIA INFLUENCIAR O CORPO, MAS O CORPO TAMBÉM INFLUENCIAVA A MENTE DE UMA FORMA MUITO MAIOR QUE SE IMAGINAVA E QUE NÃO SÓ A MENTE PODERIA INFLUENCIAR O CORPO, MAS O CORPO TAMBÉM INFLUENCIAVA A MENTE DE UMA FORMA MUITO MAIOR DO QUE SE IMAGINAVA ATÉ ENTÃO. DESCARTES ARGUMENTOU QUE A FUNÇÃO DA MENTE ERA SOMENTE A DO PENSAMENTO E QUE TODOS OS OUTROS PROCESSOS ERAM REALIZADOS PELO CORPO. MENTE E CORPO, APESAR DE SEREM DUAS ENTIDADES DISTINTAS, SÃO CAPAZES DE EXERCER INFLUÊNCIAS MÚTUAS E INTERAGIR NO ORGANISMO HUMANO.
ESSA TEORIA FOI CHAMADA DE INTERACIONISMO MENTE-CORPO. UMA VEZ QUE O CORPO ESTÁ SEPARADO DA MENTE E É FORMADO POR MATÉRIA FÍSICA, ESTE DEVE COMPARTILHAR ENTÃO AS SUAS CARACTERÍSTICAS COM TODAS AS LEIS DA FÍSICA QUE EXPLICAM A AÇÃO E O MOVIMENTO. DESCARTES CONCLUIU QUE O CORPO É COMO UMA MÁQUINA, ONDE O SEU FUNCIONAMENTO PODE SER EXPLICADO POR ESSAS LEIS MECÂNICAS DA FÍSICA. DESCARTES FOI PROFUNDAMENTE INFLUENCIADO E INFLUENCIOU BASTANTE O ESPÍRITO MECANICISTA DO SEU TEMPO. POR OUTRO LADO, POR NÃO POSSUIR QUAISQUER PROPRIEDADES DA MATÉRIA, E A MENTE TEM COMO FUNÇÃO O PENSAMENTO E A CONSCIÊNCIA; É ELA QUE NOS FORTALECE O CONHECIMENTO DO MUNDO EXTERNO. ESSA "COISA PENSANTE" É LIVRE, IMATERIAL E INEXTENSA -RESCOGITANS.
ORA, UMA VEZ QUE EXISTE ESSA INTERAÇÃO MÚTUA ENTRE CORPO E MENTE, DESCARTES FOI FORÇADO A CRER QUE HAVIA UM PONTO NO CORPO ONDE ESSA INTERAÇÃO PODERIA ACONTECER E, COMO PERCEBEU QUE AS SENSAÇÕES VIAJAM ATÉ AO CÉREBRO POR PERCURSOS BEM DEFINIDOS, ACREDITOU SER ESTE O ORGÃO RESPONSÁVEL POR ESTA INTERAÇÃO. MAIS PRECISAMENTE A GLÂNDULA PINEAL, POIS É ESTA A ÚNICA ESTRUTURA NÃO DUPLICADA NO CÉREBRO. CONSIDEROU ENTÃO SER ESTE O PONTO ONDE ACONTECIA A INTERAÇÃO MENTE-CORPO.
A OBRA MAIS IMPORTANTE DE DESCARTES FOI O DISCURSO DO MÉTODO, QUE ERA DIVIDIDO EM SEIS PARTES. NESSA OBRA, DESCARTES ESTABELECEU QUE SOMENTE ATRAVÉS DA RAZÃO, QUE MEDIAVA TODAS AS RELAÇÕES SUJEITO-OBJETO, É QUE SE PODE CHEGAR À VERDADE SOBRE AS COISAS; O FILÓSOFO FRANCÊS FEZ TAMBÉM SEVERAS CRÍTICAS AO SENSUALISMO DIZENDO QUE OS SENTIDOS PODEM ENGANAR E, PARTINDO AS IDÉIAS DE GALILEU, DISSE QUE A CHAVE PARA A COMPREENSÃO DO UNIVERSO ESTAVA NA MATEMÁTICA.
APÓS DESCARTES, A CIÊNCIA MODERNA E A PSICOLOGIA DESENVOLVERAM-SE RAPIDAMENTE E, EM MEADOS DO SÉCULO XIX, O PENSAMENTO EUROPEU FOI IMPREGNADO POR UM NOVO ESPÍRITO: O POSITIVISMO. ESSE CONCEITO FOI OBRA DE AUGUSTE COMTE QUE PARA TORNAR OS SEUS CONCEITOS O MAIS VIÁVEIS POSSÍVEIS, SE LIMITOU NESSA OBRA A APENAS FATOS CUJA VERDADE ESTAVAM ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, OU SEJA, SOMENTE AOS FATOS QUE PODERIAM SER COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE, OBSERVÁVEIS E INDISCUTÍVEIS.
ESTE ESPÍRITO MATERIALISTA GEROU IDÉIAS DE QUE A CONSCIÊNCIA PODERIA SER EXPLICADA ATRAVÉS EM TERMOS DA FÍSICA E DA QUÍMICA E OS INVESTIGADORES NESTE CAMPO CONCENTRARAM-SE NA ESTRUTURA ANATÓMICA E FISIOLÓGICA DO CÉREBRO. DURANTE ESTE PERÍODO HISTÓRICO, NA INGLATERRA, ESTAVAM EM GRANDE ATIVIDADE UM TERCEIRO GRUPO DE FILÓSOFOS, OS EMPIRISTAS. INVESTIGAVAM COMO A MENTE ADQUIRE OS CONHECIMENTOS E DIZIAM SER SOMENTE ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS QUE ISSO ACONTECE.
POSITIVISMO, MATERIALISMO E EMPIRISMO CONVERTERAM-SE NOS ALICERCES FILOSÓFICOS DE UMA NOVA PSICOLOGIA, ONDE OS FENÓMENOS PSICOLÓGICOS ERAM CONSTITUÍDOS DE PROVAS FACTUAIS, OBSERVACIONAIS E QUANTITATIVAS, SEMPRE BASEADOS NA EXPERIÊNCIA SENSORIAL. O MÉTODO DOS EMPIRISTAS APOIAVA-SE COMPLETAMENTE NA OBSERVAÇÃO OBJETIVA E NA EXPERIMENTAÇÃO, E DIZ QUE A MENTE SE DESENVOLVE ATRAVÉS DA ACUMULAÇÃO PROGRESSIVA DAS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS. DESTA FORMA, É NÍTIDO QUE ESTAS IDÉIAS IAM DE ENCONTRO AS TEORIAS DE DESCARTES, QUE DIZIA QUE ALGUMAS IDÉIAS ERAM INATAS. DE ENTRE OS EMPIRISTAS BRITÂNICOS, AS SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A PSICOLOGIA É-NOS DADA POR JONH LOCKE (1632-1704) - ENSAIO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO - 1690, QUE COMEÇOU POR NEGAR A EXISTÊNCIA DE IDÉIAS INATAS E QUE ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA O HOMEM ADQUIRE CONHECIMENTOS, E QUE ESSE PROCESSO ERA COMPOSTO DE DUAS FASES: AS SENSAÇÕES E AS REFLEXÕES E ATRAVÉS DAS REFLEXÕES OS INDIVÍDUOS RECORDAM E COMBINAM AS IMPRESSÕES SENSORIAIS PARA FORMAR ABSTRAÇÕES E OUTRAS IDÉIAS DO NÍVEL SUPERIOR. A ORIGEM GERAL DAS IDÉIAS SÃO SEMPRE AS EXPERIÊNCIAS OU AS IMPRESSÕES SENSORIAIS, MAS A FORMAÇÃO DAS IDÉIAS DE NÍVEL SUPERIOR PROPORCIONOU A NOÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DAS IDÉIAS, ASSIM COMO A DECOMPOSIÇÃO DE PROCESSOS MENTAIS EM IDÉIAS SIMPLES E A COMBINAÇÃO DESSAS IDÉIAS PASSARAM A SER O NÚCLEO DA INVESTIGAÇÃO CENTRAL DA NOVA PSICOLOGIA CIENTÍFICA. UMA OUTRA DOUTRINA IMPORTANTE DE LOCKE FOI A NOÇÃO DE QUALIDADES PRIMÁRIAS (INERENTE AOS OBJETOS E INDEPENDENTES DOS NOSSOS SENTIDOS) E AS QUALIDADES SECUNDÁRIAS (DEPENDENTES DA PESSOA QUE PERCEBE). AS QUALIDADES SECUNDÁRIAS SÓ EXISTEM NO ATO DA PERCEPÇÃO E SÃO DA NATUREZA SUBJETIVA. ORA, ISTO VEM NUMA TENTATIVA DE EXPLICAR O FATO DE NEM SEMPRE EXISTIR UMA CORRESPONDÊNCIA EXATA ENTRE O MUNDO FÍSICO E A FORMA COMO ESTE É PERCEBIDO PELO SUJEITO. ISTO FEZ COM QUE ALGUÉM PERGUNTASSE SE ESTA DIFERENÇA DE QUALIDADES REALMENTE EXISTIA OU SE, TODAS AS QUALIDADES DE ALGUMA COISA NÃO DEPENDEM SOMENTE DA PERCEPÇÃO E DA SUBJETIVIDADE DO OBSERVADOR. QUEM LEVANTOU ESTA QUESTÃO FOI GEORGE BERKELEY (1685-1753)- um ensaio para uma nova teoria da visão (1709) E O TRATADO SOBRE OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO HUMANO (1710). A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PSICOLOGIA FICOU NESTES DOIS LIVROS E NO FATO DE TER CONCORDADO COM LOCKE ACERCA DE QUE TODO CONHECIMENTO PROVINHA DA EXPERIÊNCIA, MAS DISCORDOU QUANTO ÀS QUALIDADES PRIMÁRIAS, DIZENDO SÓ EXISTIREM AS SECUNDÁRIAS, POIS TODO CONHECIMENTO É 'PRODUTO' DA PESSOA QUE PERCEBE OU EXPERIMENTA. ALGUNS ANOS DEPOIS, ESTA OPOSIÇÃO À IDÉIA DE LOCKE FOI CHAMADA DE MENTALISMO, POIS DAVA TOTAL ÊNFASE AOS FENÓMENOS MENTAIS.
TUDO QUE PODEMOS CRER É NAQUILO QUE PERCEBEMOS, POIS A PERCEPÇÃO ESTÁ DENTRO DE NÓS E PORTANTO, É INDIVIDUALMENTE SUBJETIVA, ASSIM COMO SE ELIMINARMOS A PERCEPÇÃO A QUALIDADE DESAPARECE, NÃO EXISTINDO ASSIM SUBSTÂNCIA MATERIAL DE QUE POSSAMOS ESTAR CERTOS.
OUTROS TRÊS FILÓSOFOS HISTORIADORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA FORAM DAVID HUME (1711-1776), COM A OBRA TRATADO SOBRE A NATUREZA HUMANA (1739), DAVID HARTLEY (1705-1757) COM SUA OBRA: OBSERVAÇÕES SOBRE O HOMEM, SUA CONSTITUIÇÃO, SEU DEVER E SUAS EXPECTATIVAS (1749) E JAMES MILL (1773-1836) COM SUA OBRA: ANÁLISE DOS FENÓMENOS DA MENTE HUMANA (1829).

INFLUÊNCIAS FISIOLÓGICAS:

AS INFLUÊNCIAS DA FISIOLOGIA NA PSICOLOGIA OCORREM DEVIDO ÀS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS, DADAS PELOS FATORES PESSOAIS, QUE FORAM RECEBIDAS E SOBRE AS QUAIS NÃO SE TEM CONTROLE. TRATA-SE DA SUBJETIVIDADE INFLUENCIANDO NA PERCEPÇÃO DOS FENÓMENOS MENTAIS. OS CIENTISTAS, NO FINAL DO SÉCULO XIX, PASSARAM ENTÃO À INVESTIGAÇÃO E ESTUDO DOS ORGÃOS DOS SENTIDOS, ATRAVÉS DOS QUAIS, RECEBEMOS AS INFORMAÇÕES ACERCA DO MUNDO EXTERNO E TEMOS AS SENSAÇÕES E PERCEPÇÕES. VÁRIOS FORAM OS CIENTISTAS QUE RECORRERAM AO MÉTODO EXPERIMENTAL PARA ESTUDO DA PSICOLOGIA E REALIZARAM ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO, OS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS, INVOLUNTÁRIOS E OS MOVIMENTOS REFLEXOS.
DE ENTRE ELES, NA ALEMANHA, TIVEMOS QUATRO QUE SÃO RESPONSÁVEIS DIRETOS PELAS PRIMEIRAS APLICAÇÕES DESSE MÉTODO: HERMANN VON HELMHOLTZ, ERNEST WEBER,GUSTAV T. FECHNER E WILHELM WUNDT. TODOS ELES ESTAVAM INTEGRADOS COM O DESENVOLVIMENTO DA FISIOLOGIA E DA CIÊNCIA QUE OCORREU NA METADE DO SÉCULO XIX. OS SEUS TRABALHOS FORAM DECISIVOS PARA A FUNDAÇÃO DA NOVA PSICOLOGIA.
HELMHOLTZ, ATRAVÉS DE PESQUISAS COM RÃS, REALIZOU IMPORTANTES EXPERIÊNCIAS SOBRE A VELOCIDADE DOS IMPULSOS NERVOSOS E O TEMPO QUE OS MÚSCULOS LEVAM PARA RESPONDER.
REALIZANDO ASSIM A PRIMEIRA MEDIÇÃO DESSE TEMPO, QUE ANTES SE PENSAVA QUE SERIA RÁPIDO DEMAIS PARA QUE PUDESSE SER MEDIDO.
REALIZOU PESQUISAS TAMBÉM SOBRE A VISÃO E A AUDIÇÃO. WEBER FOI UM POUCO MAIS ALÉM DE HELMHOLTZ; REALIZOU PESQUISAS NO CAMPO DAS SENSAÇÕES CUTÂNEAS E MUSCULARES, MAS A SUA PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO PARA A PSICOLOGIA FOI O SEU TRABALHO DESIGNADO DE <>, QUE CONSISTIU EM DETERMINAR A DISTÂNCIA EM QUE DOIS PONTOS DE ESTIMULAÇÕA NA PELE PUDESSEM SER DISCRIMINADOS COMO SOMENTE UM PONTO OU DOIS DISTINTOS DE ESTIMULAÇÃO. WEBER TAMBÉM REALIZOU OUTRAS PESQUISAS IMPORTANTES NO QUE RESPEITA A PERCEPÇÃO, E MOSTROU QUE HÁ RELAÇÃO DIRETA ENTRE UM ESTÍMULO FÍSICO E A NOSSA PERCEPÇÃO DESTE. FECHNER ERA MAIS LIGADO A INTERESSES INTELECTUAIS E EM 1833, APÓS MUITOS ANOS DE TRABALHOS ÁRDUOS, ENTROU EM PROFUNDA DEPRESSÃO QUE DUROU VÁRIOS ANOS, PERDENDO O SEU INTERESSE PELA VIDA. APÓS UMA BREVE MELHORA, FECHNER PERCEBEU QUE A QUANTIDADE DE SENSAÇÃO (MENTAL) DEPENDE DA QUANTIDADE DE ESTÍMULO (FÍSICO OU MATERIAL), LOGO, QUE SERIA POSSÍVEL RELACIONAR QUANTITATIVAMENTE OS MUNDOS MENTAL E MATERIAL.
SERIA NECESSÁRIO, ENTRETANTO, QUE FOSSEM MEDIDOS DE FORMA PRECISA O ESTÍMULO FÍSICO E SENSAÇÃO MENTAL. MEDIR OS ESTÍMULOS FÍSICOS ERA RELATIVAMENTE FÁCIL, MAS COMO MEDIR SE O ESTÍMULO ESTAVA OU NÃO A SER SENTIDO ERA UMA TAREFA QUE SOMENTE O SUJEITO PODE DETERMINAR, ATRAVÉS DO RELATO DA SENSAÇÃO. ISSO FOI CHAMADO DE LIMIAR ABSOLUTO DE SENSIBILIDADE. FECHNER PROPÔS TAMBÉM O LIMIAR DIFERENCIAL, ONDE A MENOR QUANTIDADE DE MUDANÇA DE ESTÍMULO PRODUZ AINDA UMA MUDANÇA DE SENSAÇÃO.
O RESULTADO DAS PESQUISAS DE FECHNER FOI CHAMADO DE PSICOFÍSICA, QUE SIGNIFICA UM RELACIONAMENTO ENTRE OS MUNDOS MENTAL E MATERIAL. ATRAVÉS DE SEUS MÉTODOS FOI POSSÍVEL QUEBRAR UMA BARREIRA IMPOSTA NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, QUANDO IMMANUEL KANT INSISTIA QUE A PSICOLOGIA JAMAIS PODERIA TORNAR-SE UMA CIÊNCIA, POIS SERIA IMPOSSÍVEL REALIZAR EXPERIÊNCIAS COM PROCESSOS PSICOLÓGICOS, QUE ATÉ ENTÃO ERAM IMPOSSÍVEIS DE SEREM MEDIDOS.
COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES, OS MÉTODOS DE FECHNER NA PESQUISA DOS PROBLEMAS PSICOLÓGICOS SÃO UTILIZADOS ATÉ HOJE, SENDO QUE JÁ NA ÉPOCA FORAM ELS QUE NORTEARAM TODO O TRABALHO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL DE WILHELM WUNDT. ESTE ÚLTIMO DEU À PSICOLOGIA TÉCNICAS DE MEDIDAS PRECISAS E ELEGANTES, FAZENDO DELA UMA CIÊNCIA. WUNDT ESTABELECEU O SEU PRIMEIRO LABORATÓRIO NA UNIVERSIDADE DE LEIPZIG, NA ALEMANHA.
UTILIZOU AS TÉCNICAS USADAS PELOS FISIOLOGISTAS E OS MÉTODOS EXPERIMENTAIS DAS CIÊNCIAS NATURAIS. APESAR DE UTILIZAR O MÉTODO REDUCIONISTA, CONCORDAVA SEREM OS ELEMENTOS DA CONSCIÊNCIA ENTIDADES ESTÁTICAS, MAS QUE ESTES PARTICIPAVAM ATIVAMENTE NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONTEÚDO, LOGO DEU MAIS IMPORTÂNCIA À ESSA ORGANIZAÇÃO DO QUE AOS ELEMENTOS EM SI. O MÉTODO DE ESTUDO DE WUNDT ERA O DA INTROSPECÇÃO ANALÍTICA, CUJO CONCEITO ELE ADAPTOU DE SÓCRATES, INOVANDO APENAS NO USO DE UM CONTROLE EXPERIMENTAL PRECISO NO MÉTODO.
CONSIDERAVA AS SENSAÇÕES E OS SENTIMENTOS FORMAS ELEMENTARES DA EXPERIÊNCIA, APESAR DE CONSIDERAR A MENTE E O CORPO SISTEMAS PARALELOS MAS NÃO INTERACTUANTES, E COMO A MENTE NÃO DEPENDIA DO CORPO, ERA POSSÍVEL ESTUDA-LÁ EFIZCAMENTE EM SI MESMA.
NOS PRIMEIROS ANOS DO LABORATÓRIO DE LEIPZIG, WUNDT EVE QUE DESVINCULAR O SEU TRABALHO DE UM PASSADO NÃO CIENTÍFICO, CORTANDO VÍNCULOS COM A VELHA FILOSOFIA MENTAL; DEIXOU PARA ESTA ÚLTIMA DISCUSSÕES SOBRE A NATUREZA DA ALMA IMORTAL E O SEU RELACIONAMENTO COM O CORPO MORTAL, O QUE CONTRIBUIU AINDA MAIS PARA SEU TRABALHO CIENTÍFICO E FOI CONSIDERADO UM GRANDE SALTO.
ISTO GEROU ALGUMAS CONTROVÉRSIAS, MAS OUTROS ESTUDIOSOS PARTICIPARAM E SE MANTIVERAM UNIDOS EM TERMOS DE TEMA E PROPÓSITO PARA A PSICOLOGIA SER CIENTÍFICA E NÃO O "ESTUDO DA ALMA". EM 1892 UMA VERSÃO DA PSICOLOGIA DE WUNDT FOI ELEVADA AOS ESTADOS UNIDOS PELO SEU ALUNO E.B. TITCHENER, QUE A ALTEROU CONSIDERAVELMENTE, PROPONDO UMA NOVA ABORADAGEM QUE DENOMINOU ESTRUTURALISMO.
APESAR DE SER A INTROSPECÇÃO O SEU MÉTODO DE ESTUDO, TITCHENER CRITICOU PUBLICAMENTE A ABORDAGEM WUNDTIANA. NA SUA ABORDAGEM PRÓPRIA, OS OBSERVADORES (QUE ERAM OS PR´PRIOS PSICÓLOGOS), ERAM TREINADOS E TINHAM QUE APRENDER A PERCEBER PARA QUE PUDESSEM DESCREVER O SEU ESTADO CONSCIENTE E NÃO O ESTÍMULO EM SI. MUITAS PESQUISAS FORAM REALIZADAS SOBRE AS VÁRIAS QUALIDADES DAS SENSAÇÕES BÁSICAS QUE FORAM " DESCOBERTAS", APESAR DISSO O ESTRUTALISMO APRESENTAVA ALGUMAS LIMITAÇÕES ÓBVIAS, MOSTRANDO QUE O MÉTODO DE ESTUDO, A INTROSPECÇÃO FORMAL, FALHAVA POR SER OBSCURO E POUCO CONFIÁVEL, PORTANTO FORA DO ALCANCE DO OBJETIVO CIENTÍFICO.
OUTRO MOVIMENTO QUE VEIO REMEDIAR ESTÁS FALHAS FOI O FUNCIONALISMO. WILLIAM JAMES (1842-1910), UM DOS MAIS INFLUENTES PSICÓLOGOS AMERICANOS, PROFESSOR DE FILOSOFIA EM HARVARD, NÃO SE INDENTIFICOU COM NENHUM MOVIMENTO E VIA O ESTRUTURALISMO COMO SENDO LIMITADO, ARTIFICIAL E EXTREMAMENTE INEXATO. ALÉM DISSO, ARGUMENTOU JAMES, A CONSCIÊNCIA É SUBJETIVA, ESTÁ EM CONSTANTE MOVIMENTO DE EVOLUÇÃO, É SELETIVO NA ESCOLHA DOS INÚMEROS ESTÍMULOS QUE A BOMBARDEAM E TEM COMO PAPEL PRINCIPAL À ADAPTAÇÃO DOS INDIVÍDUOS AOS SEUS AMBIENTES. VÁRIOS PSICÓLOGOS FORAM INFLUENCIADOS PELA VISÃO DE JAMES E COMO OS PROCESSOS MENTAIS FUNCIONAVAM PARA AJUDAR NA ADAPTAÇÃO DOS HOMENS EM UM MUNDO HOSTIL. APESAR DE SE OPOREM FORTEMENTE AO ESTRUTURALISMO, DISCORDAM ENTRE SI EM ALGUNS ASPECTOS. ISSO FEZ COM QUE O FUNCIONALISMO NÃO PUDESSE MAIS AUTOSUSTENTAR-SE E, EM 1912 SURGIU UM NOVO MOVIMENTO NORTE-AMERICANO, O BEHAVIORISMO. LIDERADO POR JONH WATSON (1878-1958), O BEHAVIORISMO TINHA A PROPOSTA DE FAZER DA PSICOLOGIA UMA CIÊNCIA RESPEITÁVEL COMO AS CIÊNCIAS NATURAIS, ALGO SÓ POSSÍVEL SE OS PSICÓLOGOS UTILIZASSEM COMO OBJETO DE ESTUDO O COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL, ISTO É, QUE PODE SER MENSURADO, E MÉTODOS OBJETIVOS, POIS OS PROCESSOS MENTAIS POUCO IMPORTAVAM POR NÃO SEREM PASSÍVEIS DE MENSURAÇÃO ATÉ ENTÃO. A MAIOR CRÍTICA DO BEHAVIORISMO AO ESTRUTURALISMO FOI EXATAMENTE O OBJETO DE ESTUDO: A MENTE. ESSA NOVA PROPOSTA ATRAIU VÁRIOS JOVENS SEGUIDORES PSICÓLOGOS AMERICANOS QUE SE SENTIRAM ATRAÍDOS PELA PROPOSTA OBJETIVA, E O ESTILO FULGURANTE DO BEHAVIORISMO, QUE MARCOU BASTANTE A PSICOLOGIA NORTE-AMERICANA.
A FILOSOFIA PRINCIPAL DO BEHAVIORISMO COMEÇOU POR ESTUDAR OS COMPORTAMENTOS CONTROLADOS EM LABORATÓRIOS DOS ANIMAIS (OS QUAIS PODIAM SER COMPARADOS AOS DOS HUMANOS), DE ACORDO COM ESTÍMULOS QUE LHES ERAM APRESENTADOS. COM O PASSAR DO TEMPO ESSA FILOSOFIA FOI AMPLIADA PELAS IDÉIAS DE B.F. SKINNER (1904-1990), UMAS DOS MAIS IMPORTANTES FIGURAS DO COMPORTAMENTARISMO. ENQUANTO ISSO, NA ALEMANHA, CRESCIA A PSICOLOGIA DA GESTALT (QUE SIGNIFICA FORMA, ESTRUTURA). TANTO O BEHAVIORISMO NORTE AMERICANO, COMO A PSICOLOGIA DA GESTALT ALEMÃ, SURGIRAM, EM PARTE, COMO PROTESTO, BASEADO NAS CRÍTICAS AO ESTRUTURALISMO, MAS A PSICOLOGIA DA GESTALT, NO LUGAR DE CRITICAR O OBJETO DE ESTUDO, QUE NO CASO ERA A MENTE, VEM CRITICAR O MÉTODO UTILIZADO ATÉ ENTÃO, QUE ERA O DA INTROSPECÇÃO.
PARA ALÉM DISTO, CRITICA TAMBÉM O REDUCIONISMO PRATICADO PELOS BEHAVIORISTAS.
EM 1912, MAX WERTHEIMER (1880-1943), CONSIDERADO O FUNDADOR DA PSICOLOGIA DA GESTALT, PUBLICOU UM RELATÓRIO SOBRE OS SEUS ESTUDOS ACERCA DO FENÓMENO QUE CHAMOU DE MOVIMENTO APARENTE, OU SEJA, A IMPRESSÃO DE MOVIMENTO QUANDO NA VERDADE ELE NÃO OCORRE. O CINEMA E AS IMAGENS DE TELAS DE TV SÃO ÓTIMOS EXEMPLOS DESTE FENÓMENO, ONDE UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS CONSECUTIVAS NOS É APRESENTADA E ESSA CONSECUÇÃO NOS DÁ A NÍTIDA IDÉIA DE MOVIMENTO. COM ISSO, PELA PRIMEIRA VEZ, FOI DEMONSTRADO QUE " O TODO É MAIS QUE A SOMA DAS PARTES", POIS SE UMA IMAGEM APENAS NOS FOR APRESENTADA (REDUCIONISMO), A IDÉIA PRINCIPAL QUE É O MOVIMENTO SIMPLESMENTE DEIXA DE EXISTIR. É O MESMO QUE ACONTECE COM UMA SINFONIA, ONDE SE SOMENTE UMA NOTA FOR APRESENTADA, PERDE-SE A IDÉIA DA HARMONIA MUSICAL QUE ESTA PROPORCIONA AO CONJUNTO.
PARALELAMENTE, MAS ALHEIO ÀS INFLUÊNCIAS DA PSICOLOGIA ACADÉMICA, NA EUROPA SURGIA UM NOVO MOVIMENTO CHAMADO DE TEORIA PSICANALÍTICA, ONDE SIGMUND FREUD (1856-1939) FOI SEU PRECURSOR.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALBERTO COTRIM, FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA, SP, EDITORA SARAIVA, 1993.

CHAUI MARILENA, CONVITE À FILOSOFIA, SP, EDITORA ÉTICA, 1994.

DUANE P. SCHULTZ & SYDNEY E. SHULTZ, HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA, CUTRIX, 10ª. EDIÇÃO, SD..

LINDA L. DAVIDOFF, INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA, SP, MCGRAW-HILL DO BRASIL, 1983.

REZENDE, ANTÔNIO, CURSOS DE FILOSOFIA, RJ, JORGE ZAHAR EDITORA, 1996.

| edit post

Psicologia

Postado por Beatriz de Liz sexta-feira, 9 de outubro de 2009 0 comentários









O estudo da alma
A psicologia, palavra cujo significado etimológico seria "estudo da psique" ou "estudo da alma", é uma disciplina que estuda o comportamento humano, principalmente seus processos internos, os quais, por sua vez, produzem determinadas ações e modos de agir.
Atualmente, é considerada uma disciplina que se encontra entre as ciências naturais e as ciências sociais, porque o comportamento humano, ao ser objeto de estudo, deve abranger aspectos biológicos (por exemplo, o cérebro humano) e aspectos sociais (por exemplo, a dinâmica dos grupos sociais).
O método hipotético-dedutivo
A psicologia é uma ciência moderna, desenvolvida em grande parte durante o séc. XX, que, sem ter a precisão e a exatidão de ciências como a matemática e a física, partilha com elas o interesse por objetivar, experimentar e sistematizar. A psicologia utiliza o método científico hipotético-dedutivo para estudar de forma rigorosa os processos psicológicos (percepção, memória, aprendizagem, pensamento, motivação, emoção, etc.) e proporcionar uma explicação verdadeira e confiável para o comportamento das pessoas.
A atriz Vera Miles em uma imagem promocional do filme Psicose (Psycho, 1960), de Alfred Hitchcock, cineasta pioneiro em introduzir as patologias psíquicas em um thriller.
Os objetivos da psicologia
Os objetivos da psicologia são a descrição, explicação e a previsão de comportamentos.
O fato de o seu objeto de estudo ser a pessoa é um obstáculo importante para a psicologia, dado que não existe o distanciamento que ocorre em outras disciplinas, como a química ou a geologia. Além disso, a psicologia pesquisa a experiência e a conduta a partir de uma visão empírica e objetiva. Porém, não significa que tenha encontrado respostas para todas as perguntas.
Como toda ciência, admite que desconhece muitos aspectos do comportamento humano e os que vai conhecendo são freqüentemente complexos e difíceis de explicar. Tudo isso deve ser visto como uma meta a superar para poder ir melhorando o estudo do comportamento humano.
Psicologia básica e psicologia aplicada
A psicologia tem uma dupla dimensão: a básica e a aplicada. A psicologia básica investiga os processos psicológicos em condições de laboratório, ou seja, realiza estudos específicos para conhecer determinados aspectos do comportamento humano. A psicologia aplicada ocupa-se do modo como podem ser utilizados os conhecimentos que a psicologia básica oferece em contextos como a educação, terapia clínica, a empresa e o esporte, ou seja, como pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos.
• Os ramos da psicologia básica
A psicologia básica oferece diferentes especialidades de pesquisa.
  • Psicologia geral: estuda a natureza e o funcionamento dos processos psicológicos básicos, como a memória, a inteligência, a aprendizagem, etc. Quando utiliza métodos experimentais, é denominada psicologia experimental. Formula perguntas como as seguintes: Como se aprende? Que estratégias de memória são mais utilizadas?
  • Psicologia do desenvolvimento: estuda o comportamento humano em todo o ciclo vital, ou seja, da concepção à velhice, interessando-se pelas mudanças que ocorrem em cada etapa: infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice. Formula perguntas do gênero: como se desenvolve a inteligência nas diferentes etapas da vida?
  • Psicologia social: interessa-se pelo comportamento dos grupos e pelas formas de relação de um indivíduo com os outros (habilidades sociais, pressão social, liderança, etc.).
    A psicologia social estuda como os comportamentos, as emoções e os pensamentos de algumas pessoas estão influenciados pela presença real ou imaginária de outras pessoas. Estudantes sul-coreanos envolvem-se em confrontos com a polícia durante o protesto de março de 2001 motivado pelo aumento do desemprego em Seul.

  • Psicobiologia: estuda as bases biológicas do comportamento e, portanto, dedica-se especialmente ao estudo do sistema nervoso.
  • Psicologia da personalidade: ocupa-se das características que definem a maneira de ser da pessoa e como interagem as variáveis genéticas e ambientais de cada uma delas.
As áreas da psicologia aplicada
A psicologia aplicada põe em prática os resultados das pesquisas da psicologia básica, ou seja, pretende que os conhecimentos sobre os processos psicológicos sirvam para melhorar as condições de vida das pessoas nos diferentes contextos. A psicologia aplicada pode trabalhar com indivíduos (por exemplo, por meio de terapias individuais), e com grupos (terapias familiares ou de grupo). As três áreas da psicologia aplicada que mais se destacam são:
  • Psicologia educativa: pretende adequar a aprendizagem ao nível do desenvolvimento psicológico das pessoas. Situa-se no contexto escolar e busca um ambiente de ensino que ofereça respostas às necessidades de todos os alunos.
  • Psicologia clínica: trata pessoas com problemas psicológicos. Não devem ser necessariamente problemas graves (como a depressão ou a esquizofrenia), pois também se ocupa de transtornos leves ou inclusive de pessoas que não manifestam nenhum problema, mas que desejam se conhecer melhor na sua forma de ser e de agir. A psicologia clínica pode trabalhar com crianças e com adultos. É freqüente os psicólogos clínicos trabalharem em conjunto com médicos psiquiatras, já que ambas as disciplinas são complementares.
  • Psicologia industrial: trabalha na seleção de profissionais para determinados empregos e na otimização dos recursos humanos dentro de organizações e empresas.
    As relações profissionais e humanas na empresa são o campo principal da atuação da psicologia do trabalho e das organizações, uma grande área da psicologia aplicada que também interfere nos domínios da orientação trabalhista, da seleção de pessoal e da preparação de cursos de treinamento.

As principais correntes psicológicas
As correntes ou teorias psicológicas que tiveram influência mais decisiva no desenvolvimento da psicologia moderna são a psicanálise, o behaviorismo ou condutismo, a psicologia cognitiva e a psicologia humanista.
• A psicanálise
Sigmund Freud desenvolveu, nos finais do séc. XIX, a teoria psicanalítica, que representou uma autêntica revolução para a época, uma vez que explicava a estrutura da personalidade e o funcionamento do psiquismo humano a partir do inconsciente. Os postulados de Freud contaram com numerosos seguidores que os aprofundaram e que lhes deram, em alguns casos, novos significados e orientações.
Em termos gerais, os postulados básicos da psicanálise são os seguintes:
  • — A personalidade é como um iceberg, uma pequena parte é visível e a maior parte está submersa. A parte visível é a parte consciente, ao passo que a parte submersa é o inconsciente. O inconsciente, de uma importância decisiva para o psiquismo humano, é dinâmico e pressiona e influencia o que a pessoa faz e pensa.
  • — Os primeiros anos de vida são fundamentais na formação da personalidade do indivíduo.
  • — O impulso sexual (libido) é o que promove a organização e o desenvolvimento humano.
A primeira e a segunda tópica
Freud elaborou duas teorias da personalidade chamadas primeira tópica e segunda tópica.
A primeira tópica estabelece diversos níveis de consciência (consciente, subconsciente e inconsciente) e dá muita importância ao nível inconsciente no comportamento humano.
Na segunda tópica, Freud defende a existência de três instâncias psíquicas, que estão permanentemente em conflito entre si e que determinam a vida psicológica do indivíduo: o id, o ego e o superego. O id é a parte mais primitiva da personalidade, totalmente inconsciente e impulsiva, cujas necessidades pedem uma satisfação imediata, sendo por este motivo regida pelo princípio do prazer. O ego surge à medida que a criança cresce e entra em contato com o mundo exterior, satisfazendo as necessidades do id, mas levando em consideração os condicionantes da realidade. É a instância psíquica mais racional e realista e está encarregada de controlar a conduta. O ego rege-se, portanto, pelo princípio da realidade.
O superego representa os modelos morais, a interiorização que se faz das normas sociais durante a infância e estabelece um limite entre o bem e o mal. Em uma pessoa adulta equilibrada, o superego deve ajudar o ego a controlar as exigências instintivas do id.
Freud considerava que o ciclo vital das pessoas era regulado por dois princípios: o Eros (princípio do prazer, da vida) e o Tanatos (princípio da realidade, da morte ou destruição). Para ele a evolução dos indivíduos, e também da espécie humana, está nas mãos destes dois princípios: vida e morte.
• O behaviorismo
O behaviorismo (do inglês behavior, que significa comportamento) ou condutismo surgiu na primeira metade do séc. XX como resposta à psicanálise. A psicanálise baseia-se principalmente na introspecção, em fenômenos não visíveis como o inconsciente. O cientista deve confiar no que a pessoa diz e, portanto, não pode comprovar nada cientificamente. O behaviorismo pretende fazer da psicologia uma ciência completamente objetiva e experimental, afirmando que só se deve estudar o que se pode observar e comprovar, ou seja, a conduta que se manifesta. Nesse caso, o cientista estudará o que o sujeito faz e não o que pensa ou diz. O behaviorismo considera que a conduta humana pode ser explicada por meio de estímulos e respostas. Qualquer conduta seria, então, uma resposta a um estímulo determinado.
Inicialmente, estabeleceram-se os princípios fundamentais do behaviorismo insistindo no seu caráter objetivo e científico e reduzindo o comportamento humano ao binômio estímulo-resposta.
Ivan Pavlov descreveu aprendizagens regidas pelo princípio de associação (condicionamento clássico), ou seja, quando os fenômenos se apresentam repetidamente de forma conjunta, acaba-se por associá-los mentalmente, embora não haja nenhuma relação lógica entre eles.
Posteriormente, descreveram-se muitas aprendizagens realizadas em função do reforço que o sujeito recebe da sua conduta (condicionamento operante ou instrumental). Se a pretensão é de que uma pessoa tenha uma conduta determinada, é dado um prêmio quando a realize e assim aumentam as possibilidades de voltar a repeti-la. Por outro lado se a intenção é que alguém abandone uma determinada conduta, não haverá prêmio ou, inclusive, será aplicado um castigo para que não volte a apresentá-la.
Depois elaborou-se a teoria da aprendizagem social, na qual se afirma que para aprender não é necessário que seja o próprio sujeito a receber o reforço, que também é possível aprender por observação, ou seja, vendo as conseqüências dos comportamentos dos outros. A teoria da aprendizagem social também é conhecida como aprendizagem por observação ou por imitação.
• Psicologia cognitiva
A psicologia cognitiva foi criada na década de 1950 por um grupo de psicólogos que considerava que o behaviorismo não proporcionava respostas para a questão do funcionamento da mente humana. Os psicólogos cognitivos consideravam insuficiente a explicação behaviorista de que o comportamento humano pode ser explicado em função de estímulos e de respostas, insistindo em que em ambos os momentos intervêm processos mentais. Por esse motivo, o ser humano não é um simples executor de respostas, mas um processador ativo da informação que recebe do meio.
A psicologia cognitiva está centrada no estudo dos processos intelectuais, principalmente do pensamento, da linguagem e da memória. Baseia-se na chamada metáfora computacional, segundo a qual o funcionamento da mente humana é semelhante ao funcionamento de um computador. Isso não significa que a mente humana seja igual a um computador, mas sim que, para explicar de que forma se adquire o conhecimento e se processa a informação, é utilizado este exemplo. Assim, no ser humano, o hardware seria o cérebro e os circuitos neuronais, enquanto o software seriam as estruturas mentais que organizam e processam a informação e resolvem problemas que surgem.
Um dos grandes precursores da psicologia cognitiva foi Jean Piaget, que se interessou pela origem e pelo desenvolvimento da inteligência. Segundo Piaget, um bebê nasce com esquemas mentais muito simples, chamados esquemas reflexos, com os quais se adapta ao meio. Esses esquemas estão relacionados às necessidades biológicas (por exemplo, o reflexo de sucção para obter alimento). À medida que cresce, esses esquemas reflexos convertem-se em esquemas de ação. Isso sucede no momento em que a criança já não reage às exigências do meio de uma forma reflexa, surgindo uma intencionalidade nas suas ações. Em um terceiro momento, quando esses esquemas se tornam mais complexos e integrados e, além disso, quando aparece a lógica, pode-se falar de operações mentais.
• Psicologia humanista
A psicologia humanista nasceu como uma terceira opção às correntes psicológicas mais importantes de meados do séc. XX: o behaviorismo e a psicanálise. A sua tese baseia-se nos seguintes postulados fundamentais:
  • — O ser humano é autônomo e responsável pelas decisões que toma para o seu desenvolvimento pessoal.
  • — O objetivo final de todas as pessoas é o desenvolvimento das capacidades positivas e a concretização das suas possibilidades de crescimento e auto-realização. Dessa maneira, poderá encontrar sentido na existência.
  • — A psicologia deve estudar o ser humano na sua globalidade, já que, no homem, pensamentos, sentimentos e ações formam um todo integrado. Não faz sentido um estudo fragmentado das diferentes capacidades humanas.
Para a psicologia humanista, cada indivíduo nasce com uma tendência para a realização pessoal.
Se o desenvolvimento individual não se desviar por acontecimentos negativos, a pessoa pode chegar a ser livre, capaz de refletir, aberta a novas experiências, respeitosa consigo mesma e tolerante para com os outros.
O conceito de si mesmo é fundamental para a psicologia humanista. O si mesmo consiste na configuração organizada das percepções, valores e ideais que constituem a imagem pessoal de cada um. De acordo com a psicologia humanista, o ser humano deveria ser capaz de conseguir conhecer a si próprio e de se aceitar para poder integrar as suas experiências vitais e construir a sua própria escala de valores pessoais.
A abordagem dos problemas psicológicos do ponto de vista teórico
Todas as correntes psicológicas (psicanálise, behaviorismo, cognitivismo e humanismo) têm uma determinada forma de abordar os problemas psicológicos. Por exemplo, enquanto a psicanálise pretende que o indivíduo faça aflorar situações vividas que permaneceram no inconsciente e que influenciam a situação problemática atual, o behaviorismo tenta solucionar o comportamento problemático mediante programas de reforço ou castigo.
Embora o exemplo anterior seja uma simplificação de possíveis terapias psicológicas, é possível utilizá-lo para mostrar que um mesmo problema psicológico pode ser abordado de maneiras diferentes, segundo a perspectiva teórica seguida.
Os principais processos psicológicos
Os principais processos que ocorrem na psique e são objeto de estudo da psicologia são a percepção e a atenção, a memória, a inteligência e o pensamento, a aprendizagem, a motivação e as emoções.
• Percepção e atenção
Por meio dos sentidos, capta-se a informação que o mundo oferece. Porém, a percepção não significa apenas reconhecer a realidade exterior de uma forma objetiva, já que existem diferenças entre o mundo da realidade física e o que o sujeito percebe.
Perceber é um processo construtivo por meio do qual as sensações e os estímulos se organizam e ganham sentido. A percepção depende, nessa medida, tanto das características dos estímulos que ativam os sentidos como da experiência prévia do sujeito que percebe.
Os sentidos recebem estímulos constantes, mas só os que têm importância relativa é que chegam à consciência. Isso acontece graças ao processo de atenção. A atenção é um mecanismo de seleção ativa da informação recebida que permite que o sujeito se concentre nos aspectos relevantes do meio. Portanto, por meio da percepção e da atenção, recebe-se, organiza-se e seleciona-se a informação que provém do exterior.
• Memória
Na memória, intervêm três processos principais: a retenção ou armazenamento do material percebido, a classificação e organização da informação e a sua recuperação, que consiste em acessar a informação guardada para extrair aquela, que se necessita. Geralmente, distinguem-se dois tipos de memória: a memória em curto prazo, para a recordação momentânea, e a memória em longo prazo, para a recordação de dados e informações mais perduráveis no tempo.
• Inteligência e pensamento
Habitualmente, considera-se que um indivíduo é inteligente quando, diante de um problema, é capaz de encontrar a melhor solução, ou quando sabe enfrentar com êxito uma nova situação. Ou seja, embora o termo seja muito complexo, pode-se definir inteligência como a aptidão para reagir de maneira oportuna perante situações novas e adaptar-se eficazmente ao meio. Atualmente, fala-se de muitas inteligências (inteligência lingüística, espacial, musical, emocional, etc.). A idéia de uma só inteligência estática e imóvel foi ultrapassada, para se passar a referir a diferentes tipos de inteligências, flexíveis e capazes de serem modificadas.
Inteligência e pensamento são dois termos relacionados mas não são sinônimos. O pensamento engloba diversas funções mentais, como a elaboração de conceitos, a resolução de problemas, o raciocínio e a tomada de decisões, e está relacionado com o conhecimento e com a criatividade.
• Aprendizagem
Aprender é uma tarefa natural no ser humano. Desde que nasce, o homem está permanentemente em contato com o meio que o estimula para a aprendizagem. Esse processo implica mudança e transformação: o indivíduo que aprende não é passivo, mas participa ativamente da aquisição de novas habilidades e novos conhecimentos.
Diversos autores destacaram a importância de a aprendizagem ser significativa. A aprendizagem significativa ocorre quando se relacionam idéias novas com idéias adquiridas antes pela estrutura cognitiva, ou seja, quando se estabelecem relações não arbitrárias entre as idéias. Para que ocorra essa aprendizagem significativa é necessário, por um lado, que o indivíduo tenha uma estrutura cognitiva e conhecimentos prévios suficientes para relacioná-los com os conceitos e idéias novas e, por outro, que tenha uma atitude favorável e positiva em relação à aprendizagem, ou seja, que esteja motivado e deseje prestar atenção à tarefa.
• Motivação e emoções
A motivação é um recurso imprescindível para aprender. Existem indivíduos que algumas vezes aprendem conceitos difíceis de uma forma relativamente rápida, enquanto em outras situações demoram muito tempo a aprender algo aparentemente simples. Em qualquer caso, muitas vezes o que varia é somente a motivação que se tem em relação à tarefa. A motivação é aquilo que incita, mantém e dirige a ação de uma pessoa. É o aliciante que a ajuda a agir para conseguir uma meta.
A motivação e as emoções são os processos psicológicos que talvez tenham menos relação com a área racional. Qualquer indivíduo experimenta diversas emoções: medo, alegria, tristeza, vergonha, amor, surpresa, etc. A emoção afeta a pessoa na sua totalidade e, embora para ser estudada se fragmente em componentes, tem uma dimensão global. Os principais componentes das emoções são:
  • Cognitivo-afetivo: estado subjetivo que provoca no sujeito determinadas sensações: estar contente, furioso, triste, calmo, etc.
  • Fisiológico: as reações físicas do organismo, como o aumento das batidas do coração, lágrimas, respiração mais rápida, transpiração, etc.
  • Expressivo: capacidade de comunicar os sentimentos aos outros.
A personalidade
A personalidade é um dos temas mais complexos e polêmicos que a psicologia aborda.
Entende-se por personalidade um padrão profundamente incorporado na pessoa configurado por traços cognitivos, afetivos e de conduta, que são relativamente estáveis e determinam a sua singular adaptação ao meio.
Na personalidade são detectáveis as seguintes características:
  • Não tem existência real: infere-se a partir do comportamento dos indivíduos.
  • Não consiste em uma soma de condutas e características isoladas do indivíduo: ou seja, inclui também a globalidade da sua maneira de ser e das suas atitudes.
  • Configura-se a partir da interação entre a herança genética do indivíduo e o seu meio: isso quer dizer que se desenvolve ao longo da vida, também graças às experiências pessoais e à aprendizagem social.
  • É individual e social ao mesmo tempo: cada pessoa é diferente e, por isso, tem a sua própria personalidade única e irrepetível, embora também existam traços gerais que unem a pessoa à sociedade, ou seja, aos demais seres humanos.

| edit post