Contador de Visitas

seguidores

EPISTEMOLOGIA

Postado por Beatriz de Liz sábado, 17 de outubro de 2009

A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento (daí também se designar por filosofia do conhecimento). Ela relaciona-se ainda com a metafísica, a lógica e a psicologia. Ela é ainda um dos principais ramos da filosofia, talvez mesmo aquele que mais se destaca, e os seus problemas compreendem a questão da possibilidade do conhecimento, que nos coloca a dúvida se o ser humano conseguirá algum dia atingir realmente o conhecimento total e genuíno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmática ou empirista. Uma outra questão é sobre os limites do conhecimento haverá realmente a distinção entre um mundo cognoscível e um mundo incognoscível? E finalmente a tradicional questão sobre a origem do conhecimento, por que faculdades atingimos o conhecimento, haverá realmente a priori no conhecimento humano?

Há ainda outras questões relativas ao conhecimento, como a da diferenciação dos vários tipos de conhecimento, pode apreender-se conhecimento pela memória, pelos livros, de forma indirecta, ou de forma directa, através do contacto do sujeito com o objecto.

Finalmente o problema da verdade será a verdade qualquer coisa de intrínseco às coisas? Deverá a verdade adaptar-se conforme o sistema de proposições a que se refere e em relação a um conjunto consistente de frases? Dependerá a verdade da relação de correspondência entre uma proposição e o seu objecto?

A epistemologia aparece ligada à I.A. devido aos seus estudos na área do conhecimento. A questão da representação do conhecimento humano é uma das problemáticas mais relevantes no panorama actual da I.A.. Ligada a ela aparece mesmo um ramo da I.A. que hoje denominamos por engenharia do conhecimento, o qual se preocupa com as questões das linguagens de programação e dos sistemas periciais.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/epistemologia.html

0 comentários

Postar um comentário