Contador de Visitas

seguidores

LÓGICA

Postado por Beatriz de Liz sábado, 17 de outubro de 2009

O meu cérebro é apenas uma poderosa máquina de tratamento de informações e nada mais. Chamamos ‘pensamento’ à manipulação dos símbolos.

Edward Feigenbaum

A lógica formaliza os procedimentos e as representações do agente. É ela que determina as hipóteses possíveis, face às crenças de um agente que raciocina e face aos métodos que ele usa para chegar a um determinado fim. No fundo a lógica indica qual a melhor forma de conduzir o raciocínio.

Toda a programação computacional é feita através de linguagens lógicas, as quais têm sofrido grandes alterações ao longo da evolução da I.A. Assim, de linguagens como o BASIC, o FORTRAN ou o PASCAL passa-se para o PROLOG e outras que lhe seguiram. Estas novas linguagens de programação, bem mais próximas do modo como nós falamos, pois são linguagens declarativas, permitem actualizações mais rápidas e eficientes e, através da inserção de heurísticas, chegar mais rapidamente aos resultados pretendidos.

A linguagem lógica é o que medeia o mundo interior do computador, a sua relação com o algoritmo, e o mundo exterior da máquina, a relação com o utilizador. Os estudos em I.A. hoje vão no sentido de encontrar linguagens cada vez mais próximas da nossa, segundo os princípios lógicos, mas de forma declarativa.

Esta é uma área em que se tem apostado bastante em Portugal e onde se começam a colher frutos.

0 comentários

Postar um comentário