Contador de Visitas

seguidores

INVESTIGAÇÕES SOBRE A COGNIÇÃO

Postado por Beatriz de Liz sábado, 17 de outubro de 2009

As investigações cognitivas estão organizadas de uma forma tripartida:

1º - família de estudos das aptidões ou competências cognitivas, nomeadamente, raciocínio, linguagem, percepção e acção;

2º - família de investigações cognitivas que se dedica à especificação das constituições e realizações materiais de diferentes tipos de mecanismos (neurofisiológicos, electrónicos ou mecânicos);

3º - família da caracterização funcional da actividade desses mecanismos até poder descrevê-los sob a forma de processos decomponíveis em operações elementares (depois modelizadas em termos de propriedades formalizáveis).

Destas propriedades formalizáveis, algumas ligam-se à observação da estrutura do estado inicial dos nossos equipamentos., estando este relacionado com as diferentes aptidões para a aprendizagem (maturação nervosa e capacidades cognitivas). Outras debruçam-se sobre a análise de diferentes formas de estado final que tomam os sistemas naturais, após a aprendizagem e a aquisição de capacidades funcionais específicas. No entanto, tanto o estado inicial como o estado final do Homem são adoptados à máquina: "machine learning".

Concluindo, a forma tripartida de investigações sobre a cognição é completada pelos estudos da psicologia geral e social sobre os processos de memória, atenção ou representação social.

http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/investigacoes_sobre_a_cognicao.html

0 comentários

Postar um comentário